Antropometria

Autora: Fernanda Fregonese / Nutricionista

A Antropometria é uma avaliação das medidas externas do corpo humano, um método fácil e econômico.

Medidas avaliadas:
* Peso
* Altura ou comprimento
* Circunferência Braquial
* Pregas cutâneas

Peso: Até 24 meses utiliza-se a balança pediátrica de ( 10 a 10 gramas). Após 24 meses utiliza-se a balança de plataforma.
Essas 02 balanças devem ser extremamente taradas, isto é zeradas.

Técnicas:
A partir da balança tarada, pesar o paciente com pouca roupa ou despido, sem sapatos, os pés devem permanecer no centro da plataforma. Dê preferência para pesar no período da manhã e anotar em kg e decimais. A variação de balanças de plataforma é de 100 gramas e as pediátricas de 10 gramas. Na utilização de balanças eletrônicas o procedimento é o mesmo para adultos. Para crianças até 24 meses, solicitar a mãe ou responsável para subir na balança. A partir daí zera a balança apertando o interruptor próprio para esse fim, e a mãe ou responsável receberá a criança despida registrando assim o seu peso.

Altura ou comprimento:

* Lactente: Régua antropométrica ou ainda antropômetro horizontal com base de madeira. Técnica: Colocar a régua antropométrica sobre uma mesa ou superfície lisa e fixa e deslizar cuidadosamente o cursor móvel até a marca de 100cm. Afixar as extremidades da régua usando fita adesiva. Deitar a criança de costas sobre a superfície plana ao lado do antropômetro. A cabeça deverá ser segurada na posição vertical com os ouvidos perpendicular a superfície. A haste fixa da régua deverá tocar no topo do crânio da criança, ao mesmo tempo segurar as pernas da criança na altura do tornozelo mantendo na posição vertical. Registrar a altura em cm e mm:

* Adultos: Usar o medidor da balança de plataforma ou pode ser utilizado fita métrica de aço flexível ou fibra de vidro fixa na parede, constituída de um esquadro . Colocar o paciente junto a superfície tocando 05 pontos do corpo (calcanhares, panturrilha, nádegas, costas, cabeças). Os braços devem ficar estendidos ao longo do corpo. O pesquisador deverá segurar o queixo da criança ou adulto com a mão esquerda e com a direita manipular o esquadro da fita. Baixar delicadamente o esquadro até o topo do crânio comprimindo o cabelo. Registra-se em cm e mm.

Ponto médio do braço: É uma medida para referência de circunferência braquial e pregas cutâneas. Instrumento- Fita métrica de metal flexível graduada em cm e mm. Técnica: Esta medida é tomada no braço não dominante e serve de base para aferir medidas da circunferência braquial e pregas cutâneas triciptal e bicptal. Manter os braços formando um ângulo de 90 graus. Palpar a extremidade da proeminência do olecrano da ulna, marcando esses pontos com a caneta.Com a fita métrica medir a distância entre os dois pontos , marcando um ponto médio.

Circunferência Braquial : Instrumento fita métrica de metal flexível ou fibra de vidro graduada em cm ou mm, ou ainda a "Insert tape". Técnica: Contornar o braço com a fita métrica na altura do ponto médio de forma que a fita fique aderida à pele, mas não pressione os tecidos moles. Registra-se em cm e mm.

Pregas cutâneas:
Instrumento- Paquímetro de Lange (EUA)
Paquímetro Plástico (Alemanha)
Paquímetro ( EUA)

Técnicas:
Prega cutânea triciptal, é a medida a partir do ponto médio posterior superior do braço não dominante. Com os dedos, polegar e indicador da mão esquerda toma-se uma dobra de pele e tecido adiposo, suspendendo-o levemente. Ajustar a mandíbula (garra do paquímetro) horizontalmente aproximadamente 1 cm onde está a tomada da prega cutânea, manter por três segundos e repetir a operação por 03 vezes registrar em mm. Prega cutânea biciptal, é a medida da altura do ponto médio antero superior do braço não dominante, estendido ao longo do corpo (mesmo procedimento do tríceps). Pregas cutânea subscapular é a medida na altura do ângulo inferior da escápula esquerda. Palpar a extremidade inferior da escápula marcando-a com a caneta. Com os dedos polegar e indicador tomar a prega de pele e tecido adiposo Ajustar a mandíbula do paquímetro em ângulo de 45 graus com a espinha. Manter por 03 segundos e repetir 03 vezes. Prega cutânea supra ilíaca Deve ser tomada aproximadamente 1cm acima e 02 cm medial a crista ilíaca antero superior, estando o examinado a frente do observador.