Necessidades Especiais

Neste espaço disponibilizamos para vocês diversos links relacionados à Deficiência. Os conteúdos são de responsabilidade exclusiva dos mesmos, não significando necessariamente a opinião do website www.profala.com .
Se deseja sugerir algum site para divulgação [clique aqui]

Acessibilidade.gov.pt
Este sítio foi criado com o objectivo de apoiar todas as entidades da Administração Pública Central a adaptarem ou remodelarem os seus sítios de acordo com as Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG), versão 1.0, do World Wide Web Consortium (W3C).

Acessibilidade.net
Site destinado a todos os que desejam facilitar o acesso ao computador, ao software e à Internet a pessoas com deficiência, através de tecnologias de acesso e técnicas de concepção de software e de conteúdos web acessíveis.

Acessibilidade Brasil
A Acessibilidade Brasil é uma sociedade constituída por especialistas da área de educação especial, professores, engenheiros, administradores de empresas, arquitetos, desenhistas industriais, analistas de sistemas e jornalistas, que têm como interesse comum o apoio, ações e projetos que privilegiem a inclusão social e econômica de pessoas com deficiência, idosos e pessoas com baixa escolaridade.

Acessibilidade em Estado de Sítio
Site com o objectivo de debater e promover a acessibilidade de indivíduos com necessidades especiais.

Ajudas.com
O projecto ajudas.com surgiu para colmatar uma lacuna existente na área de reabilitação e suporte à deficiência e tem como objectivo providenciar uma ponte entre quem precisa de respostas e quem as pode ter.

Alagoas Inclusiva
Boletim bimestral que divulga notícias que digam respeito à inclusão social da pessoa com deficiência. Esta iniciativa faz parte de um projeto da Rede de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência em Alagoas, coordenado pelo SENAI/AL, em parceria com os outros órgãos e entidades da Rede.

Amplisoft
O projecto é composto de aplicativos que possuem licença de Software Livre e executáveis em ambiente Windows. Por serem livres, possuem seus códigos disponibilizados para download, assim como os pacotes de instalação. O objectivo geral dos softwares é propiciar uma melhora no sistema de comunicação alternativa através de técnicas que permitam uma utilização optimizada dos programas com o menor desgaste possível, como: predição e antecipação de palavras e símbolos, sintetizador de voz, autoclique e varrimento.
O público a quem se destina os aplicativos são todas as pessoas que possuem algum tipo de limitação motora, que necessitem de auxílio de terceiros para se comunicar ou escrever e que possam ao menos usar um acionador.

Amputados Vencedores
Tem o objectivo de repassar informações sobre diversos assuntos para pessoas com deficiência, tais como legislação, direitos sociais, tipo de próteses, amputações, artigos diversos, depoimentos e segurança no trabalho, entre outros temas.
É possível trocar experiências e divulgar situações vivenciadas pela pessoa com deficiência, especialmente a pessoa amputada.

Associação Beneficente de Assistência ao Deficiente
Tem como objectivo prestar assistência e auxílio aos deficientes físicos, principalmente àqueles que já passaram pelo processo de reabilitação e com a saúde estabilizada, mas que devido a dependência física causada pela limitação motora, estão na dependência dos cuidados e da ajuda de alguém.

Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual
Centro de Referência Nacional:
Habilitação, Reabilitação e Inclusão da Pessoa com Deficiência visual.

Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais
Entidade que congrega os profissionais que atuam nas áreas da educação, reabilitação e assistência social de pessoas com deficiência visual.

Associação Catarinense para Integração do Cego
Tem como missão promover acções que visem a inclusão social da pessoa portadora de deficiência visual.

Associação das Famílias e Amigos das Crianças com Paralisia Cerebral - Acarinhar
Associação de Cabo Verde, que definine-se como uma coletividade vocacionada para a solidariedade social, em prol das crianças com Paralisia Cerebral, a par da promoção do seu bem estar e qualidade de vida das suas familias, com vista a proporcionar-lhes um desenvolvimento integral e harmonioso.

Associação de Assistência a Criança Deficiente
Visa reabilitar e incluir socialmente crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física.

Associação de Pais e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade
A Apabb tem como missão realizar ações em prol das pessoas com deficiência ede suas famílias, bem como trabalhar na defesa dos seus direitos, contribuindo para sua inclusão social e melhoria de sua qualidade de vida.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo
"Prevenir a deficiência, facilitar o bem estar e a inclusão social da pessoa deficiente mental" é a missão da APAE-SP.

Associação de Pais para a Educação de Crianças Deficientes Auditivas
Fundada em 1973 por um grupo de pais, tem por objectivo garantir a reabilitação e educação de crianças e jovens deficientes auditivos.

Associação de Paralisia Cerebral de Évora

Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães

Associação de Paralisia Cerebral de Leiria

Associação Desportiva para Deficientes
Criada em 1996 sob os ideais do professor de educação física Steven Dubner e da administradora Eliane Miada, a ADD é uma entidade sem fins lucrativos que promove a integração do deficiente físico na sociedade por meio do esporte adaptado.

Associação do Jovem Aprendiz
AJA promove a educação e fomento à geração de emprego e renda, os direitos humanos e defesa das pessoas com deficiência.

Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal
Tem como fins estatutários a defesa dos direitos e a promoção da integração socioprofissional dos deficientes visuais. Esta instituição representa a área da deficiência visual no Conselho Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (CNRIPD).

Associação dos Deficientes das Forças Armadas
Site com nformações acerca dos serviços que a ADFA presta aos seus associados e informações de grande utilidade para os visitantes em geral.

Associação de Deficientes Visuais e Amigos
Tem como objectivo desenvolver projectos que promovam a integração dos deficientes visuais.

Associação dos Pais e Amigos de Deficientes dos Funcionários do Banco do Brasil
Tem como missão realizar acções, desenvolver projectos, estabelecer parcerias, captar recursos, garantir a visibilidade e a credibilidade da organização, em prol das pessoas com deficiência e suas famílias.

Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência
A AFPAD promove serviços de apoio e actividades para crianças, jovens e adultos portadores de deficiência com a colaboração do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social e de projectos desenvolvidos no âmbito de alguns programas nacionais e comunitários.

Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes
Tem como objectivo desenvolver, apoiar e orientar políticas públicas que fundamentem o pleno desenvolvimento dos surdocegos e multideficientes, como também de suas famílias.

Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras
A Raríssimas existe para apoiar doentes, famílias, amigos de sempre e de agora que convivem de perto com as Doenças Raras.

Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente
A AFID é uma Instituição de utilidade pública sem fins lucrativos que tem por objectivo promover a solidariedade entre Famílias portuguesas na defesa dos direitos e da integração das Pessoas com Deficiência, Jovens em Risco Social, Idosos e Crianças.

Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados no Trabalho
A ANDST, é uma instituição particular fundada em 1976, tem a sua sede na Cidade do Porto, Delegações em Coimbra, Leiria e Lisboa, e núcleos em vários pontos do País.
Em 2004, estavam inscritos 10.968 sócios, todos sinistrados no trabalho e doenças profissionais. Durante o ano de 2004, apoiamos 4.477 sinistrados e doentes profissionais, a quem prestamos apoio jurídico, médico e informativo.

Associação para a Recuperação do Cidadão Inadaptado da Lousã
A ARCIL procura contribuir para a efetiva inclusão social de pessoas com deficiência e outras necessidades especiais, promovendo uma mudança no olhar sobre a incapacidade e a diferença.

Associação Pestalozzi de Niterói
Fundada em 1948, sob a inspiração da educadora Helena Antipoff, três acções distintas e complementares definiram a vocação da Associação: a assistência médico-social, a assistência educacional aos portadores de deficiência e a formação de recursos humanos.

Associação Portuguesa de Deficientes São Miguel

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental - Évora
Tem como missão prestar serviços personalizados de reabilitação pessoal, social e profissional a pessoas com deficiência e incapacidades.

Associação Portuguesa de Surdos
A APS tem como fim a defesa e promoção dos interesses sociais, culturais, educativos, desportivos, económicos, morais e profissionais dos seus sócios, bem como dos surdos em geral e das respectivas famílias, zelando pelo cumprimento dos Direitos dos Surdos, em plena igualdade com os demais cidadãos, consignados na Constituição da República Portuguesa e demais Legislação.

Associação Portuguesa de Surf Adaptado
A associação tem como fim a defesa dos direitos dos praticantes com mobilidade reduzida no acesso às praias e aos desportos de ondas, nas áreas da competição, recriação, desenvolvimento, acções de sensibilização, divulgação e protecção do ambiente, bem como a promoção nacional do surf junto daqueles praticantes.

Associação Presença
Tem como objectivo agregar pessoas surdocegas, familiares e técnicos no sentido de responder às suas necessidades, representar os seus associados junto das entidades institucionais, cooperar em iniciativas e projectos de interesse mútuo e dinamizar programas veículados à realidade e necessidades da pessoa surdocega, das suas famílias e dos técnicos que actuam directamente com a problemática da surdocegueira.

Associação Pró-Saúde para Pacientes com Necessidades Especiais
A ASPE tem por finalidade, p
romover a melhor qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais, oferecendo a estes, assistência integral e especializada na área da saúde.

Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais
A APEDV tem por objectivos promover, principalmente no seio dos deficientes visuais, por todos os meios ao seu alcance e sempre que possível e conveniente em colaboração com outras entidades: a
formação profissional e pré-profissional; a procura e criação de emprego; o apoio escolar; o fomento intelectual, cultural e desportivo; a prevenção da cegueira e o bem-estar global.

Associados da Inclusão
Este Portal surge com o objetivo de disseminar soluções para “problemas sociais” prementes, debruçando sobre temas abarcados pela Teoria da Inclusão, tanto em seu sentido mais amplo, quanto em seu conceito mais “estrito”, isto é, em sua aplicação na defesa, independência e empoderamento dos grupos vulneráveis, aqui representados pelas pessoas com deficiência que, na relação com a sociedade, encontram barreiras na educação, no trabalho, no lazer, nos espaços sociais físicos e virtuais; nos espaços de informação, comunicação e interação, entre outros.

Audiogames Brasil
A Audiogames Brasil, distribui jogos adaptados para deficientes visuais de forma gratuita. Os conhecidos videogames agora também são audiogames, onde através de recursos sonoros e informações textuais são construídos os mais diversos ambientes e situações, permitindo ao deficiente visual a perfeita interacção com todo esse mundo de aventuras e fortes emoções.

Audioteca Sal e Luz
Projecto de utilidade pública, que visa proporcionar a pessoas cegas e deficientes visuais acesso à cultura, à educação e à informação produzindo e emprestando livros gravados em fitas K7, atuando em todo território nacional.

Banco de Escola
Aqui, você encontrará, entre outros temas educacionais, informações, textos e artigos sobre inclusão escolar e social de pessoas com deficiência.

Bilingue
O BILINGUE é uma ferramenta de auxílio na alfabetização de alunos (surdos e ouvintes), que tem como objectivo auxiliar na aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e leitura de palavras e orações em português.

Casa de Cultura do Silêncio
A Casa de Cultura do Silêncio foi criada para que os surdos no Brasil pudessem ter a sua disposição atendimentos que são considerados essenciais a todos os cidadãos, surdos ou ouvintes. E, ainda, que tenham todos os seus direitos, já assegurados pela constituição e demais leis pertinentes ao portador de necessidades especiais, plenamente respeitados.

Centro de Apoio à Inclusão Vila dos Pilares
A CEAPI tem como missão priorizar a aprendizagem possibilitando ao indivíduo a desenvolver suas potencialidades para que ele seja um agente de mudança no seu processo de inclusão vislumbrando uam posição emancipatória na sociedade.

Centro de Documentação e Informação do Portador de Deficiência
Entidade civil, sem fins lucrativos criada em 1990 a partir da constatação da falta de uma entidade especializada na coleta, organização e divulgação de informações sobre pessoas portadoras de deficiência.
A proposta de trabalho está voltada para a criação de material informativo para as entidades de pessoas portadoras de deficiência e para a sociedade. As principais áreas de trabalho são: Legislação (Direitos Civis), Eliminação de Barreiras Arquitetônicas, Transportes, Comunicação e Participação Social.

Centro de Inovação para Deficientes
Investigar, Desenvolver e Produzir Protótipos de Ajudas Técnicas e Matérias que facilitem ou viabilizem a Formação e Integração Profissional dos seus utentes. Formar os seus utentes com vista à Integração em Programas de Emprego no Mercado Normal de Trabalho, ou em articulação com os Centros de Emprego do IEFP, formar os seus utentes com vista à Instalação por Conta Própria.

Centro de Referências Faster
O objetivo do CRFASTER é repassar informações a respeito de males causadores de problemas que podem levar a deficiências ou a dificuldades pessoais consideráveis.
É também sua intenção dar indicações a respeito de acessibilidade, esportes, lazer, cultura, tecnologia assistiva, reabilitação, produtos, equipamentos, serviços especiais e outros afins.

Centro Español de Documentación sobre Discapacidad
O CEDD conta com uma biblioteca especializada sobre deficiência e oferece seus serviços as entidades públicas e privadas, aos profissionais ou qualquer pessoa interessada nesta área.

Centro Estatal de Autonomía Personal y Ayudas Técnicas
A missão do CEAPAT é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos e em especial, dos portadore de discapacidades através da acessibilidade integral.

Cerebral Palsy Guidance
O Guia de Paralisia Cerebral foi criado para fornecer respostas e assistência aos pais de crianças com paralisia cerebral. Nosso objetivo é atingir o maior número possível de membros da comunidade de paralisia cerebral, construindo uma rede de apoio, bem como prestando a assistência necessária.

Comunica Especial
Blog direccionado para as Necessidades Educativas Especiais, que convida as pessoas para escreverem artigos sobre as suas experiências e práticas na educação de crianças com NEE e fornece informação generalizada sobre o tema.

Cooperativa Nacional de Apoio ao Deficiente
Página no Facebook com toda a informação relacionada com as atividades do CNAD

CRESA Home Page
Proporcionar à pessoa portadora de Deficiência Auditiva as condições necessárias ao desenvolvimento de suas potencialidades nos aspectos s
ensorial, físico, social, afectivo, profissional, que possibilite ao educando deficiente a aquisição e aperfeiçoamento da comunicação e em decorrência sua real integração na sociedade.

Crescer Sentado: A Vida numa Cadeira de Rodas
Esta página tem como objectivo sensibilizar a comunidade para a diferença e dar a conhecer os sentimentos e desafios vivenciados por crianças que se deslocam em cadeira de rodas. Crianças cujo único sonho era poder fazer o que qualquer outra criança faz: correr.

Cruz Verde
A Associação Cruz Verde foi fundada por um grupo de pessoas sensibilizadas com o problema das crianças portadoras de paralisia cerebral, algumas abandonadas pelas suas famílias. Tem como objectivo maior prestar assistência adequada e solidariedade a essas crianças.

D-Eficiente
Site temático sobre deficiências. Aloja um fórum de discução sobre o assunto.

Deaf Hearing Comunication Centre, inc.

Deficiente Eficiente
Portal voltado para deficiência. Disponiobiliza informações gerais e promove a integração e a cidadania dos portadores de necessidades especiais.

Deficiente Online
Site de empregos e informações para empresas e profissionais com deficiência, com busca de curriculos e vagas para profissionais com necessidades especiais

Defnet
O DefNet é uma iniciativa e criação do Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade, médico e psiquiatra, pai de duas crianças com paralisias cerebrais, ou como ele redefiniu "duas crianças com DEF - Distúrbios de Eficiência Física", que em 23 de abril de 1996, lançou a primeira página em português sobre o tema das Paralisias Cerebrais, que se ampliou como um Banco de Dados On Line Sobre e Para Pessoas com dEficiência, ampliando seu campo de atuação e expressando seu desejo de trabalhar em prol da Inclusão.

Designacessível.net
O designacessível.net pretende formar uma grande comunidade de desenvolvedores web e demais interessados pelo tema Acessibilidade. Poder conhecer novos usuários; trocar dicas e experiências; escrever e discutir artigos, notícias e sites relacionados com o tema Deficiência, Design e Web design; compartilhar links e vídeos interessantes sobre o tema.

Dicionário da Língua Brasileira de Sinais

Diferenças - Centro de Desenvolvimento Infantil
Centro de Desenvolvimento Infantil onde estão reunidos os Médicos e os Profissionais de diferentes áreas que se destacam a nível nacional pelas suas capacidades técnicas e conhecimentos científicos. O Diferenças disponibiliza um vasto conjunto de serviços de apoio para todas as perturbações do desenvolvimento.

Direito de Ouvir
Este é um projeto Social diferente de tudo que você já viu em relação a saúde auditiva. Criado por uma Fonoaudióloga, a Dra. Andréa Campos Varalta Abrahão, ele visa valorizar o fonoaudiólogo e atender com ética, qualidade e preço o paciente que busca um aparelho auditivo compatível com sua deficiência.
Esta idéia, independente e inovadora, proporciona ao paciente sem condições financeiras o Direito de voltar a Ouvir, criando todas as condições necessárias para a aquisição de sua Prótese Auditiva de forma digna, com assistência integral a custos reduzidíssimos e facilitado.

Disminuidos Físicos de Aragón
É a ONG mais representativa da Comunidade Autónoma de Aragón e uma das maiores do Estado, pelo número de membros que aglutina e pelas actividades que desenvolve desde 1976.

Diversidade em Cena
Site com conteúdos relacionados à deficiência visual e à pessoa com deficiência visual, tomando-a como protagonista e como receptora de ações e reações de diversas dimensões e origens.

Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação
A Derdic é uma entidade sem fins lucrativos, ligada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que oferece atendimento educacional a crianças e adolescentes surdos e atendimento clínico a portadores de distúrbios da audição, voz e linguagem, priorizando famílias economicamente desfavorecidas. A Instituição tem três objetivos: a prestação de serviços à comunidade, a formação e o aprimoramento de profissionais, e a pesquisa.

Elo Digital
O ELO é o órgão de informação da ADFA e o veículo primordial de ligação entre a instituição e os associados, projectando também a sua imagem e pensamento na sociedade em geral, sendo de periodicidade mensal (excepto em Agosto). Nas suas páginas tem-se lido a história da ADFA, delas ressaltando a fortíssima intervenção da mesma, com perseverança, na defesa da dignidade das pessoas portadoras de deficiência, em especial no que se refere a deficientes das Forças Armadas, e o esforçado empenho na mudança de mentalidades, que leve à aceitação do deficiente como pessoa e cidadão sujeito de direitos e deveres, em plano de igualdade com os demais.

Enable Viacam
É um programa de computador que substitui as funcionalidades do rato, permitindo mover o cursor a partir de movimentos da cabeça. Funciona em computadores equipados com uma cámara web, sem elementos adicionais.

Espaço Novo Ser
Instiruição que tem como
missão é a luta pelo respeito e a valorização da Cidadania das pessoas com deficiência, de forma a promover os seus direitos, a equalização das oportunidades e a superação dos obstáculos sociais predominantes ao processo de Inclusão.

Federação das APAE's do Estado do Paraná
As APAEs estão organizadas em federações em cada estado. Estas entidades são responsáveis pelo trabalho de realização dos direitos dos portadores de deficiência em âmbito estadual; pelos contatos com determinados órgãos estaduais e pela promoção de eventos como olimpíadas, festivais e congressos.

Federação Portuguesa das Associações de Surdos
Tem como principais objectivos,
coordenar as acções das Associações Filiadas, relativamente a entidades públicas e privadas; organizar serviços de interesse para a Comunidade Surda; representar os interesses das Instituições Filiadas; promover o desenvolvimento da acção das Associações nela filiadas; apoiar a cooperação entre as Associações de Surdos.

Fundação Dorina Nowill Para Cegos
A entidade tem como missão favorecer a inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos ou com baixa visão através do desenvolvimento de programas de avaliação e diagnóstico, educação especial, reabilitação e colocação profissional, propiciando ao deficiente visual condições essenciais para levar uma vida normal.

Fundação Selma
Tem o objectivo de proporcionar reabilitação para crianças, jovens, adultos e idosos que se tenham tornado portadores de deficiência, para que após o estágio de reabilitação propriamente dito, possam retornar as suas actividades de vida diária.

Fundação Síndrome de Down
Tem por objectivo promover o desenvolvimento integral da pessoa com Síndrome de Down nos aspectos físico, intelectual, afectivo e ético, mediante a integração de pesquisas interdisciplinares e prática educacional inovadora.

Fundación CIRHMA
Nasce de uma realidade que incide em todos os indivíduos afectados por uma incapacidade física, orgánica, psíquica ou sensorial, tanto de carácter temporal como permanente, bem como da falta ou da inacessibilidade aos recursos necessários para realizar uma reabilitação.

Fundación Empresa y Sociedad
Promove a iniciativa das empresas relacionada à plena integração na sociedade de pessoas desfavorecidas (imigrantes, idosos e indivíduos com necessidades especiais entre outros).

Fundación Senda Azul
Tem por objectivo proporcionar condições para o desenvolvimento das pessoas com discapacidade intelectual, bem como a sua adaptação e integração social.

Gallaudet University / Universidade especial para surdos

Gente Especial
Site que tem como objectivo divulgar informações e prestar serviços, buscando quebrar barreiras e integrar o deficiente à Comunidade.

Grupo Brasil
Tem como objectivo promover a qualidade de vida e a ampliação de serviços para pessoas surdocegas e com multipla deficiência sensorial.

Guia para Utilizadores com Necessidades Especiais
Disponibilizado pela Anacom tem como objetivo dar a conhecer equipamentos e funcionalidades, serviços de telefone fixo, telemóvel e Internet que melhor podem adaptar-se a diferentes tipos de necessidades de seniores e utilizadores com necessidades especiais.

Inclusão Brasil
Tem como missão reunir seus esforços para despertar a sociedade para o exercício de valores inspirados na diversidade humana por meio de ações de consultoria, palestras e workshops em inclusão sócio-educacional, atravessados por demais temas pertinentes aos relacionamentos humanos, defendendo, prioritariamente, os direitos de crianças, jovens e adultos com ou sem deficiência.

Instituto IRIS - De Responsabilidade e Inclusão Social
Tem por missão desenvolver actividades que acelerem o processo de inclusão social das pessoas portadoras de deficiência visual.

Instituto Nacional para a Reabilitação
O INR, I.P. é um instituto público integrado no Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social - Portugal, actualmente tutelado pela Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação e dotado de autonomia administrativa e património próprio.
A garantia de igualdade de oportunidades, o combate à discriminação e a valorização das pessoas com deficiência, numa perspectiva de promoção dos seus direitos fundamentais, são os princípios que norteiam a actuação do Instituto Nacional de Reabilitação, I. P.

Instituto Português para Cidadania e Vida Independente
O IPCVI é um centro de transferência tecnológica e de conhecimento dedicado à criação e difusão de soluções que facilitem a participação societal de cidadãos com deficiência.

Instituto Rodrigo Mendes
O Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva por meio da arte. Além de cursos, oficinas e exposições, desenvolve programas de formação e geração de renda.

Leitor de Ecrã
A aplicação, chamada NonVisual Desktop Access (funciona apenas em Windows), é, para além de gratuita, de código-fonte aberto, o que significa que pode ser alterada por qualquer pessoa com os conhecimentos técnicos suficientes. Uma voz sintetizada lê as palavras à medida que o cursor passa por elas. Para quem não utiliza esta tecnologia isto significa que ao passar o cursor sobre um ficheiroou texto, faz com se ouça o nome desse ficheiro. O mesmo acontece com os menus do sistema operativo ou das diferentes aplicações que o utilizador tenha abertas.

Leitor de Telas
Leitor de telas gratuito do Ministério das Comunicações do Brasil, com manual de utilizador.

LIDA - Livro Digital Acessível
Projecto da Fundação Dorina Nowill Para Cegos, permite ao leitor cego ou com baixa visão, um amplo acesso à literatura destinada ao estudo e à pesquisa. No formato CD-ROM, é dirigido a estudantes, pesquisadores e profissionais liberais. Oferece ao usuário amplas possibilidades e facilidades na exploração de textos, tanto em áudio como letras ampliadas.

Lista de Discussão "Reabilitar"
A Lista "Reabilitar" da Etel's Home Page destina-se a estudantes, profissionais de Saúde e todos aqueles interessados ou envolvidos no processo de Reabilitação.

Mirante
Este ambiente foi desenvolvido com o intuito de discutir temas relacionados à Educação, Tecnologia e Inclusão digital sob a perspectiva de deficientes visuais

Núcleo de Apoio a Inclusão Digital
A funcionar na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, o Núcleo de Apoio à Inclusão Digital oferece respostas específicas e diferenciadas ao nível das Tecnologias de Apoio a alunos com deficiência ou incapacidades, (alunos surdos, cegos, com baixa visão, e multideficiência) em parceria com as Escolas ou IPSS.

Oral Deaf Education
Informações generalizadas sobre educação dos deficientes auditivos. Fornece gratuitamente material de formação em vídeo.

ORPHANET
A ORPHANET pretende melhorar o seguimento e tratamento das doenças raras genéticas, auto-imunes ou infecciosas bem como dos cancros raros e das doenças sem diagnóstico bem definido. Nesta página poderá encontrar toda a informação sobre este projecto e sobre a equipa Portuguesa.

Os Surdos e a Língua Gestual Portuguesa
Fórum onde pode-se trocar ideias, desabafar, dar sugestões e discutir problemas relacionados com os Surdos e a LGP

Portal do Cidadão com Deficiência

Portal do Deficiente Visual

Programa Acesso
Site da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento que tem como objectivo promover a acessibilidade de cidadãos com necessidades especiais

Projeto DosVox
O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um computador comum para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.

Projecto Especial para Adolescentes e Adultos
A Associação P.E.P.A é uma Oficina Abrigada para o portador de deficência mental.

Projeto Audioteca AMU-Bragança
É uma iniciativa de um grupo de voluntários ledores de Bragança Paulista que pretende difundir pelo Brasil através dos LIVROS FALADOS a culttura e o lazer. Pretende criar espaços dentro de bibliotecas públicas para que pessoas deficientes visuais ou com baixa visão consigam ter acesso a livros que aqueles que enxergam conseguem ler sem nenhuma dificuldade.

Projeto MOTRIX
O MOTRIX é um software que permite que pessoas com deficiências motoras graves, em especial tetraplegia e distrofia muscular, possam ter acesso a computadores, permitindo assim, em especial com a intermediação da Internet, um acesso amplo à escrita, leitura e comunicação. O acionamento do sistema é feito através de comandos que são falados num microfone.

Projeto NEDETA
Este projeto tem um caráter de pesquisa básica e aplicada com desenvolvimento de novas tecnologias, iniciando em janeiro de 2006 sendo executado pela Universidade do Estado do Pará – UEPA na Unidade de Ensino e Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - UEAFTO em parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente – ACDA e Fundação Alves, Fontes, Gonçalves e Sena – IESAM sob a coordenação da Profa.Ana Irene Alves de Oliveira.

Projecto Wai-Not
O Projecto WAI-NOT tem como objectivo incentivar a utilização das TIC como instrumento educativo e de desenvolvimento das competências dos jovens e crianças portadores de deficiência mental.

Rampa de Acesso
Possui um ótimo conteúdo informativo, com matérias e entrevistas relacionadas ao tema deficiência.

Rede Entre Amigos de Informação sobre a Deficiência
Tem por objectivo disponibilizar informações, orientar e encaminhar crianças e adolescentes com deficiência, seus familiares, pessoas relacionadas, profissionais e demais membros da sociedade, através de parceria entre várias instituições, no oferecimento de diferentes tipos de suporte, via internet.

Rede Saci
A Rede SACI atua como facilitadora da comunicação e da difusão de informações sobre deficiência, visando a estimular a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência.

Revista Brasileira de Tradução Visual
É uma publicação eletrônica, trimestral, independente e de acesso gratuito. Destina-se à divulgação científica, artística e tecnológica, nos campos da pesquisa e do desenvolvimento, da educação e do trabalho. Publica temas que envolvem a fotografia, a pintura, a escultura, os desenhos e as figuras, em geral, bem como a produção/difusão do cinema, da televisão e do teatro junto às pessoas com deficiência. São, ainda, temas abordados pela RBTV a Legendagem, a subtitulação, o 'Closed Captioning', a audiodescrição, a transcrição pictórica para o sistema háptico, a produção/reconhecimento de padrões bidimensionais em relevo, a análise crítica de audiodescrições, subtitulação e 'closed captioning' feitas para filmes com tradução visual, entre outros temas do gênero.

Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência
O SNRIPD tem por objectivo a definição da política nacional portuguesa de prevenção, habilitação, reabilitação e participação das pessoas com deficiência.

Sociedad Española de Rehabilitación y Medicina Física
Sociedade que reúne em torno de 1600 médicos especializados na reabilitação.

Sociedade Pestalozzi de São Paulo
Entidade Assistencial de Utilidade Pública, que há 50 anos, beneficia crianças e jovens portadores de deficiência mental de níveis leve e moderado.

Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade - SUPERA
É uma associação científica e técnica, sem fins lucrativos, que visa promover o desenvolvimento de actividades orientadas para aplicação da ciência e tecnologia na melhoria da qualidade de vida de populações com necessidades especiais, nomeadamente pessoas com deficiência, idosos e acamados em áreas como o acesso a tecnologias e serviços, educação, emprego, saúde e reabilitação funcional, transportes, vida independente e recreação.

Spreadthesign - Dicionário Gestual Multi-línguas
Divulga na internet línguas gestuais de diferentes países. Este instrumento pedagógico de auto-aprendizagem é de acesso gratuito em qualquer parte do mundo.

Surdos On-line
Site com diversas informações de interesse para os portadores de deficiência auditiva

United Cerebral Palsy Associations
Página da associação norte-americana, fundada em 1949, que presta assistência à Paralisia Cerebral nos EUA, com links para outras deficiências.

Universidade Livre para Eficiência Humana
A UNILEHU é uma iniciativa inovadora, que surge da união de empresas situadas no estado do Paraná/Brasil, como um espaço para a inclusão social por meio da profissionalização das PPDs (Pessoa Portadora de Deficiência), e um Fórum permanente de debates sobre inclusão & eficiência.